segunda-feira, 16 de fevereiro de 2009

Analfabetismo e a Língua Portuguesa

Eu sou meio extremista. Não saber escrever o básico, pra mim, já é sinal de analfabetismo. Ser alfabetizado não é saber o alfabeto.

Estava lendo mais um Salsas e Caretas no Meiobit e me deparei com um email equivocado de um cidadão de nome Silvio. A sessão Salsas e Caretas traz emails de pessoas que não se preocupam em verificar onde realmente estão e acabam enviando emails de contato, com dados pessoais, para o blog, achando que se trata do site da empresa que se deseja contatar. O que esperar de indivíduo desses, que nem se preocupa em verificar o site que está e vai direto para o formulário de contato?

"bom dia de trabalho a voçêis da telefonica..."
"regularizar o problema mais de uma forma definitiva. at. silvio arquiteto"

Clique no link acima e leia o email na íntegra. Pontução, acentos e ortografia totalmente sem sentido. O homenageado ainda se diz arquiteto. Pode ser que seja seu sobrenome, mas se não for, temo pelas universidades, também, e não mais somente pelas escolas públicas.

Sempre odiei a LP(Língua Portuguesa). É muito complicada. Sempre acabo me pegando pesquisando no Google ou perguntando pra alguém, disponível, se é com S, SS, Ç ou X que se escreve determinada palavra. Veja que existem várias possibilidades de se produzir o som do "S": Cebola, máximo, sal, caçar, assassino, crescer, etc..
Muitas vezes uma mesma letra possui um som diferente. O "S" pode facilmente ganhar som de "Z", basta colocá-lo entre vogais(Casa, asa). O "X" também pode produzir som de "Z"(exílio, exumar, exército), mas aí não sei qual regra o faz, talvez a mesma.

Aí eu pergunto: Se tem som de Z, por que não usar Z? Se tem som de S por que não usar somente S? Quem inventou essa história de que S entre vogais tem som de Z? Pra que Ç se temos o SS? Programador odeia Ç e letras acentuadas, nunca são aceitas pelos programas.

Imagine se as palavras com som de S fossem escritas com S e as com som de Z, escritas com Z. A criança já cresceria aprendendo. Ela associaria. Saberia que aquele som de sss seria produzido pelo S, aquela minhoquinha. E que aquele som de zzz seria produzido pelo Z, aqueles três risquinhos.

Mas não é assim. Pra aprender LP você precisa ir pra escola. E isso é ruim. As nossas escolas não são as melhores. Talvez nem sejam ruins, mas a língua é que é difícil. O pior é que temos um incentivo que vem lá de cima. Hoje, não se precisa nem concluír o primeiro grau pra se tirar diploma de presidente do Brasil. Você não precisa saber iscrever pra ser apresentador de TV.

Aí surge uma reforma ortográfica e literalmente avacalha tudo. Tá difícil escrever "ideia". E aqueles hífens que sumiram? Aahhh... mas só em algumas palavras! A LP é cheia de regras. Regras demais. Poderia ser bem mais prática. Taí. Vou criar um grupo de apoio a "Simplificação da Língua Portuguesa", hehehe.

A caso do Sr. Silvio, acima, é crítico. Saber que C antes de E e I não precisa da minhoquinha embaixo, é básico. A LP é difícil, como disse várias vezes já, mas o básico devemos saber antes de sair escrevendo. Não sou rígido quanto a ortografia. Eu também erro, e erro muito. Já escrevi mecher, muitas vezes. Mas o que dizer de mim, se o coordenador de projetos da empresa onde trabalho, que está fazendo pós, também escreve?

Motivo de tanto analfabetismo?
Idioma difícil.

Nenhum comentário: